Bug do decênio

Quem nasceu há vinte anos, lembra do temido bug do milênio (the y2k problem) que aterrorizou todos os seres pensantes. Todos foram ingênuos, ninguém sabia, nem tinham como. Foi a primeira era da revolução da informática.

O bug do milênio dizia que na virada do ano 1999 para o 2000, os computadores do mundo inteiro, começando das ilhas do pacífico e Oceania até as américas, iriam se desativar ou apresentar mal funcionamento. Isso porque as máquinas não iriam entender a passagem do tempo.

Para muitos, a idéia era de que as maquinas iriam entender as abreviações 99 passando para 00 como o início do século XX de novo, e não do XXI, fazendo que qualquer coisa programada para depois de 1999 entrasse em colapso. Felizmente, a passagem do ano passou e o mundo continuou a girar. Nada explodiu, nenhum avião caiu do céu, nenhum episódio de Lost se concretizou (fora de cronologia, eu sei, mas eles falam sobre viagem no tempo, então…).

A vida seguiu e todos rimos de nossas ingenuidades. Claro que não aconteceu, as máquinas são espertas. Dez anos depois, 2010. Sistemas de cartão de crédito em toda a Alemanha entram em colapso, cancelando cadastros e fechando contas. É de se imaginar que houve um pânico localizado.

Enfim, não foi uma crise mundial e sim uma falha de um sistema específico. Mesmo assim, foi exatamente o que se especulou, em escala reduzida. E agora as empresas e bancos estão fazendo um imenso recall dos cartões. Isso diz na bbc.uk. Mas lá a notícia é de ataque hacker.

Eu não tive tempo de apurar se as duas coisas são a mesma coisa (e acredito que sejam). Então não tenho certeza se o bug foi programado ou armado. Ainda. De todo modo, é algo para pensar e mais uma info pra se meter a conhecedor nas rodas de conversa.

Dias. Pedro

Mais info:

Physorg

BBC.uk

Noticia lida em nota na página 17 da Super Interessante desse mês.

Anúncios
Comments
2 Responses to “Bug do decênio”
  1. Leonardo Távora disse:

    Pois é, Pedro! A cada dia que o homem acha que está por cima, dominando céus e terras, algo criado por nós mostra que somos um bando de bobos na festa., e que temos muuuito que aprender ainda.

    Grande abraço. Mto legal as informações q vc nos trás aqui. Continue assim!!!

  2. Nara disse:

    Bem feito para nós, que ficamos tão dependentes da tecnologia! Qualquer bug já deixa todo mundo em pânico!
    Já assistiu Wall-E?? Um dia desses a gente vai ficar igual àqueles gordinhos flutuantes!^^
    Beeijos!

Cuspa pensamentos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Política em Blog

Por Leonardo Távora | Para entender e discutir a política!

World Fabi Books

Mundo alucinado de Fabi

%d blogueiros gostam disto: