Utilidade pública – Medindo coisas. Não sei o porquê.

Já precisou medir alguma coisa e não tinha uma trena ou uma régua? Maldição, você diria. Bem, não tema mais.

Algumas coisas que você pode ter à mão e que podem lhe ajudar nesse pequeno serviço inútil que você queira fazer.

1. Caneta Bic

-Não estou propagandeando. Esse tipo de coisa se vende sozinha.

Bom, a caneta básica tem exatamente 15cm tampada (com a tampa na parte esferográfica) e 16,4cm com a tampa no fundo.

Do fundo da tampa até aquele buraquinho que fica no tubo, são 6cm e dali até a tampa (na parte esferográfica) são 9cm. Dali até a tampa no fundo são 8,2cm.

A tampa em si possui 6cm, contando a parte que todo mundo gosta de quebrar com a mão, que serve pra pendurar nas coisas (dã). Com essa haste quebrada, são 3,5cm.

Tá, agora sobre o buraquinho da caneta, aquela na lateral. Você sempre se perguntou por que aquilo existe. É para manter a pressão interna do tubo nivelada com o ambiente e a tinta poder continuar saindo. Quando você escreve, o nível da tinta baixa e se não fosse o buraco, não entraria ar no lugar da tinta, fazendo com que um pequeno vácuo aparecesse. Pequeno como em “Uau, como sua unha do mindinho do pé é pequena!”. Tosco, porém factual. E esse vácuo não iria permitir que a tinta continuasse a fluir e logo ela pararia de escrever.

Exemplo: Se você mede 1,80m, você tem a altura de exatas onze canetas Bic empilhadas ponta-a-aponta.

2. Se você sente a necessidade de ter de medir coisas, talvez você deva saber as medidas do seu celular. Vamos admitir, as chances de você ter uma caneta e não ter seu cel. no bolso são tão prováveis quanto seu cachorro espirrar e você achar que ele disse “Saiu!”. Outro fato, mas menos importante.

3. Sei lá, conheça as medidas do seu corpo. Seus dedos e braços estarão sempre por perto. (Nenhuma piada de mau gosto aqui). E lembre também que pela razão de ouro, a distância total entre as pontas dos seus dedos da mão com os braços abertos será igual a sua altura do pé à cabeça.

4.Livros e cadernos geralmente possuem as medidas de capa escritas. Nos primeiros em algum lugar nas primeiras páginas. Nos últimos, geralmente na capa de trás. Cadernos universitários costumam ter 20 x 27,5cm.

Achou inútil e pensa que nunca vai entrar numa situação dessa necessidade? Bem, pense de novo quando tiver que medir a altura de um prédio. Não importa o porque, mas é possível.

Suponha que você tenha somente uma caneta e queira medir a altura de um prédio, durante o dia. Colocando a caneta em pé no chão, tente medir o comprimento da sombra dela usando outra caneta ou marcando o comprimento com a palma da mão e usando a própria caneta para estimar o comprimento.

Digamos que a sombra da caneta tenha 30cm. Pelo Teorema de Pitágoras, podemos dizer que a tangente do ângulo formado pela sombra com o Sol é de 15/30 = 1/2. O arctg (arco tangente) de 0,5 é aproximadamente 26,5º (isso não foi de cabeça, eu tenho uma calculadora pra essa parte do trabalho).

Então, você mede a sombra do objeto que você quer saber a altura. Compare a caneta com seu pé para ter uma idéia do tamanho do seu pé, ou saiba o tamanho de cor e conte os passos. Digamos que a sombra tenha  26 metros no mesmo horário que você mediu a sombra da caneta. É fácil perceber que se a sombra da caneta era o dobro da própria caneta, que o prédio tenha 13 metros de altura, mas dificilmente você vai conseguir uma proporção tão fácil. Então você poderá perceber, por outra facilidade, com uma calculadora, que para se ter um ângulo de 26,5º, a tangente precisa ser de 1/2 = 0,5 e claro, x/26 = 0,5 -> x=13 metros.

Ou você pode usar a regra de três direto, tanto faz. Mas tenha a caneta. O ditado disse “A caneta é mais poderosa que a espada”. Claramente isso não é literal, mas achei que se encaixava no assunto.

Fontes: Nenhuma.

Mais info:

-Leia livros;

-Escreva no caderno com caneta;

-Ou lápis.

Anúncios
Comments
3 Responses to “Utilidade pública – Medindo coisas. Não sei o porquê.”
  1. Leonardo Távora disse:

    hehehe… É o que eu sempre digo: Quando um assunto é disposto de modo interessante, até matemática deixa de ser chata. Tudo depende do jeito. O modo como vc escreveu me fez ler com entusiasmo essa aula de matemática.

    Parabéns, Pedro. Realmente muito interessante as informações que vc colocou aqui com um jeito bem legal de escrever!!

  2. Mariana disse:

    meu celular tem 4,3cm por 10cm, o que é bastante conveniente.

    Mas quando eu quero estimar a altura de um prédio eu conto o número de andares.
    Se for um prédio de baixa renda cada andar tem entre, na média, 2,52m. E pode contar o térreo nessa mesma lógica.
    Se for um prédio de classe média ou abastada, cada andar de apartamento (!) tem em média 2,88m. Mas quanto mais presunçoso o prédio, mais alto é o hall de entrada, portanto,é bom comparar o térreo com os outros andares para estimar corretamente (em geral os halls tem 3,24).
    Atenção para pavimentos garagem que são de 2,52 quase sempre, independente da renda.
    Para prédios de alta renda, o pavimento de apartamentos tem em média 3,24m e os halls também, apenas quando há pé direito duplo que a medida vale por dois.
    Mas se tiver dúvida, entre no prédio e conte o número de degraus entre andares. Cada degrau tem 18cm (pode ter 17cm também, então já que entrou pra contar os degraus, já pega sua caneta bic e mede a altura do mesmo).
    :-)

Cuspa pensamentos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Política em Blog

Por Leonardo Távora | Para entender e discutir a política!

World Fabi Books

Mundo alucinado de Fabi

%d blogueiros gostam disto: