5 de Novembro, uma inspiração.

Então, hoje é 5 de novembro. O dia de Guy Fawkes, um símbolo de revolução popular. E entrando no clima, eu acabei, sem querer, sendo inspirado pelo clima de hoje. Estou “re-“prestando vestibulares esse ano e uma das faculdades que estou concorrendo fez uma alteração no edital em relação à cotas de vagas. A respeito disso, comecei a fazer um leve desabafo no Facebook e não tenho certeza como, cheguei no texto abaixo. Confira e feliz 5 de Novembro.

Alguém entende a lógica desse novo sistema cotista? Ta sendo aplicado na UFS, não sei em outros lugares. Não existe mais categorias A, B e C, mas do D ao H. Que basicamente é algo ainda mais discriminatório que antes.

D: Concorrencia geral, sem vantagens alguma. Para o “branco de alta classe”.
E: Cota pro “branco” de classe média (mais que 1.5 SM/capita) que estudou só em escola pública.
F: Cota pro “preto, pardo e índio” de classe média (mais que 1.5 SM/capita) que estudou só em escola pública.
G: Cota pro “branco” de Baixa classe (menor que 1,5 SM/capita) que estudou só em escola pública.
H: Cota pro “preto, pardo e índio” de Baixa classe (menor que 1,5 SM/capita) que estudou só em escola pública.

Sejam coerentes. Querer acabar com discriminação e racismo tornando essas atitudes em “oficiais, legais e em edital”. Contradição demais? E porquê? Porque essa é a solução fácil, facilitar para aqueles “prejudicados” pelo sistema de ensino que o próprio governo NÃO oferece. Meu pai sempre me disse, que quase sempre o caminho mais fácil não é o caminho mais correto.
E falando de hipocrisia, como os legisladores tem a cara de dispor vagas para edução para os indígenas, se nem permitir que eles mantenham suas terras “garantidas por lei” eles conseguem? Vide a carta de suicídio dos Guarani Kaiowas.

Eu sei que não sou o único a enxergar essas contradições e idiossincrasias. Mas aí eu pergunto a todos vocês que leram até aqui:
“O que podemos fazer? Estamos tão longe, será que o poder do povo realmente tem todo esse alcance? Pois me parece que cada vez mais aqueles no poder restrigem o poder na laia deles e garantem que o único poder do povo seja rotacionar aqueles lá de cima. E ainda assim, não é o bastante, pois os candidatos que são colocados para nossa escolha já foram PRÉ-selecionados pelos partidos seguindo seus próprios interesses, e aqueles candidatos menores, que ainda não se corromperam são sufocados pelo lixo audiovisual da propaganda política. A democracia tem mesmo todo esse poder? O “Demos” brasileiro realmente teria a capacidade de mudar algo se nos juntássemos? O poder do abaixo-assinado, uma das armas mais poderosas do povo, nos é dado cheio de limitações e restrições. E mesmo quando conseguimos atender todas essas exigências, nosso pedido ainda fica passível de ser ignorado. Podemos mesmo obrigar nossos governadores a fazer nossa vontade? A resposta é óbvia: SIM! Sempre fizemos isso como sociedade, não importa qual tenha sido a nação. Da Revolução Francesa à Primavera Árabe, a história nos diz que o povo tem sim a capacidade de se impor, basta a vontade apropriada, porque o momento apropriado são todos os momentos. Nós podemos sim ser levados a sério, não importa se já houve tentativas frustradas. Basta tentar de novo, reorganizar de novo. Se queremos leis mais firmes sobre álcool no trânsito, corramos atrás com Não foi ACIDENTE! SE queremos produtos com menos impostos, exijamos PREÇO JUSTO JÁ! SE queremos que políticos PAREM de aumentar seus própios salários, gritemos! SE queremos que ao menos trabalhem todos os poucos dias que devem trabalhar, forcemos! Nada de ficar arranjando atestados para trabalhar 19 dias por ANO. Nós, como povo, NÃO SOMOS ANÔNIMOS! Somos a face do poder que queremos ter. Não podemos deixar que desviem nossa atenção. Salve o Índio! Salve o VOTO! Salve o poder do povo de onde se tira o nome “Democracia”! Nós Somos! Nós Queremos! Nós Podemos!” ~Pedro Dias

Dá para ver que eu me empolguei? Era só um questionamento de ENEM e virou um pseudo-manifesto no meio do caminho. É o clima do 5 de Novembro, eu acho.

~Pedro Dias.

Anúncios

Cuspa pensamentos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Política em Blog

Por Leonardo Távora | Para entender e discutir a política!

World Fabi Books

Mundo alucinado de Fabi

%d blogueiros gostam disto: