[Gadget] Minha experiência com o Dell Inspiron 5537. Solucionando problemas.

Recentemente eu adquiri um novo laptop, o Inspiron 5537 da Dell. Em uma semana de uso, testes, atualizações e algumas lidas a respeito de problemas comuns que surgem no uso do equipamento, resolvi colocar aqui a minha experiência e como solucionar alguns probleminhas, principalmente relacionados a atualização do Sistema Operacional.

Dados técnicos: o laptop possue um processador Intel Core i5 de 4ª geração, 6GB de memória RAM, 1TB de armazenamento, drive de DVD (sem blu-ray), duas porta usb 3.0, duas 2.0, uma porta HDMI, placa gráfica dedicada AMD Radeon série 8800, leitor de cartões de mídia, entrada ethernet (RJ-45), tela de 15.3″ e veio com SO Windows 8 Single Language instalado.

Direto da caixa, o equipamento funciona redondo, veloz e sem problemas algum. Vários softwares incluídos da Dell que realmente podem fazer algo ao invés de entupir seu equipamento com bloatware. Dell Recovery é um deles, esencial para fazer backups e criação de mídias de recuperação do sistema.

E claro, com direito a atualização do SO para Windows 8.1 gratuito. Aqui ocorrem alguns problemas.

1. Windows Store não reconhece usuário como Administrador

Já para começar, é essencial lembrar que para poder fazer qualquer coisa com um Windows 8 além do que já vem pronto no equipamento, você deve possuir uma conta Microsoft ao invés de uma local. Com a conta Microsoft você pode realizar atualizações do sistema, instalar aplicativos da Store entre outras coisas bestas mas que impedem o trabalho vez ou outra caso o usuário se recuse a uma conta Microsoft. Atualização para Windows 8.1 não é exceção.

Problema: Então, por algum motivo, a Store surge com um de dois problemas na hora desse upgrade: ou não exibe a atualização para o usuário, ou não reconhece o usuário como administrador (mesmo que você seja) para permitir a instalação. E mais, nem ao menos exibe janela de diálogo para entrar com as credenciais de outro usuário que seja administrador.

Li muitas pessoas em fóruns apontando diversas causas de problemas, inclusive apontando algumas atualizações kb9XXXXX como fonte do problema e sugerindo desisntalar tal para resolver o problema. Outros sugerem que se crie uma outra conta administrador. Os mais técnicos buscam abrir painéis de configuração avançada, alterar manualmente as permissões de usuário. No caso de usuários Dell, li alguns informando que o suporte da companhia não conseguiu resolver o problema deles, muitas vezes apenas sugerindo reiniciar a máquina e rezar. Devo dizer que isso não foi necessário.

Solução: É verdade que reiniciar o computador não resolveu a situação, porém, a informática possui um truque: retire a bateria. Assim como muitos fizeram ou fazem com celulares que dão pau, retirar a bateria do laptop por alguns segundos e ligar o equipamento em seguida parece resolver muitos problemas misteriosos, tanto de hardware, quanto de software. O motivo eu desconheço, mas um sábio me comentou certa vez que pode ser algo relacionado à capacitores da placa-mãe que mantém a carga mesmo após uma reinicialização de software.

É o mesmo que ocorre quando o suporte técnico do seu servidor de banda-larga manda retirar o modem da tomada por dez segundos e ligar de novo. No caso de desktops, o equivalente de retirar a bateria é simplesmente desligar o computador e retirar da tomada. Magic!

Feito isso, o problema se resolveu e pude baixar a atualização do sistema.

2. Windows 8.1 se torna lento, com problemas de conexão à internet

É provével que você note uma perda brusca na velocidade do sistema logo após a atualização. Demora para abrir a área de login, demorar para logar, exibir o Metro (não sei o novo nome da área dos tiles) e mais um pouco para exibir a Área de Trabalho. Pode ser que ocorra uma corrupção do usuário na passagem de atualização do sistema, algo a ver com o Registro. Aconteceu aqui.

A melhor solução é criar um novo usuário e deletar o antigo. Dá para fazer isso sem correr o risco de perder seus arquivos. Aqui varia, você pode fazer um backup no pendrive/hd externo/outra partição. Ou você pode seguir a sugestão do próprio Windows, quando você exclui um usuário, o SO te oferece a opção de manter os arquivos do usuário, que serão guardados em algum lugar para você recuperar depois.

Independente da escolha, essa expurgação do usuário antigo resolve a situação.

3. Windows 8.1 perde a capacidade de Suspender/Retomar; bateria perde autonomia

Problema: Muito bem, depois de vários minutos de download e mais alguns do sistema realizando o upgrade do SO, você quer usar ao máximo o novo(?) sistema. Porém, você nota que agora o laptop demora vários minutos para iniciar (de poucos minutos a até cinco minutos), você tenta navegar e procurar atualizações no Windows Update, mas recebe alguns erros de conexão e se você resolver deixar o problema para mais tarde e Suspender a atividade do computador, percebe que ele congela e pode ou não religar, o obrigando a forçar o desligamento no botão Power. E quando você consegue logar, percebe que sua bateria que antes aguentava 6 horas de carga cheia, se reduziu a 4 horas de autonomia.

Situação: antes do Windows 8 baixar a instalação de atualização, ele faz uma checagem dos seus dispositivos, aplicativos e drivers para ver se há alguma incompatibilidade que tenha de ser resolvida manualmente. No meu caso,eu tive de atualizar o driver do leitor de cartões antes de realizar o upgrade. Mas parece que o SO não dá conta de tudo na atualização e alguns drivers não são reintalados, como foi o caso grave da placa de vídeo AMD que não foi reinstalado ou suportado no SO atualizado. Pelo que pareceu, essa única falha é a responsável por quase todos os problemas pós-atualização citados.

Solução: Procurar todos os drivers relevantes mais atuais, não só o da placa-gráfica. No caso Dell, você pode procurar no site do suporte técnico. Específicamente, baixe o driver da placa integrada da Intel e o driver da sua placa gráfica correspondente (série 85xx ou 8800 M). Mas ainda existe um macete de ordem que importa.

Primeiro, para eliminar qualquer problemas, inicie o driver da placa AMD e desinstale todos os recursos da placa de seu computador. Em seguida, atualize o driver da placa integrada Intel (é possível que você seja avisado de que estará fazendo um downgrade para uma versão anterior. Não olhei muito a fundo essa parte e instalei o driver mesmo assim, não houve problemas nenhum nem perda de qualidade). E só depois reinstale o driver da placa AMD. Sempre reinicie o laptop toda vez que for indicado.

Depois de tudo isso, o note voltou à performance original: veloz, grande autonomia, etc, etc.

 

~Peu Dias

Anúncios
Comments
3 Responses to “[Gadget] Minha experiência com o Dell Inspiron 5537. Solucionando problemas.”
  1. Rafael Oliveira disse:

    Muito detalhado seu post, Peu. Obrigado.

    Tenho problemas com essa coisa de conta de administrador e pela primeira vez acho que vou conseguir resolver isso. No entanto, fiquei inseguro pra atualizar para o 8.1. Não quero ter que ficar caçando tudo isso. rs…

    • Peu Dias disse:

      Pois é, Rafael. Depois da surra que eu levei, achei justo esmiuçar o método. Quando eu tentava resolver, eu encontrei diversos artigos falando de um dos problemas que eu relatei, total ou parcialmente. Mas nenhum pareceu tratar de todos os problemas que surgem.
      Quanto à upar pro 8.1, te digo que não é NECESSÁRIO. Apesar disso, não é desaconselhável também.
      O 8.1 supostamente melhora o desempenho de alguns recursos e modifica algumas características da interface (botões novos, basicamente). É provável que não note nenhuma diferença.
      Se ficar com o pé atrás de fazer sozinho, aproveita suas garantias de suporte ou mande pra uma oficina realizar o upgrade.

  2. Gustavo Peçanha disse:

    Amigo teria como vc fazer o upload da sua imagem de fábrica, a minha está corrompida!

Cuspa pensamentos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Política em Blog

Por Leonardo Távora | Para entender e discutir a política!

World Fabi Books

Mundo alucinado de Fabi

%d blogueiros gostam disto: