Amor pelo que você faz (tarde demais para Dangerous Minds)

O Show de Truman fez você duvidar de sua vida. A Matrix fez você duvidar da realidade. O Método Iterativo fará você suspirar com a beleza e a inexorabilidade do que poderia ser a nossa própria existência.

Neste renderização impressionante de equações não-lineares, LEONARDOWORX oferece um vislumbre de uma ideia muito interessante e antiga: de que a nossa realidade é um mistério além do nosso controle e compreensão. É tão antiga quanto a Grécia antiga, e muito antes disso também.

No século 17, René Descartes notavelmente escreveu sobre sua própria perplexidade sobre “O que diabos eu sou? Onde diabos eu estou? Quem diabos faz tudo isso?”, em suas Meditações. Eu posso ter parafraseado um pouco aqui, mas o cientista e filósofo renascentista é uma referência atemporal sobre a autopercepção da mente e do nosso lugar na realidade.

Ele ponderou sobre três hipóteses: a de que ele estaria em um sonho sem fim; que um gênio do mal (ou um ser com poderes divinos ou o Big Brother) dedicasse seu tempo para enganá-lo durante sua vida; ou a de que o seu corpo, com o qual experimentava o mundo pelos sentidos, poderia ser apenas um cérebro em um frasco, recebendo estímulos externos para que ele pensasse que estava vivendo o que ele viveu.

Essas ideias, tão simples, se repetem em nossas mentes. No Show de Truman, Jim Carrey descobre que sua vida inteira foi orquestrada por uma rede de televisão (aqueles bastardos malignos). Os irmãos Wachowsky nos mostraram suas próprias “Meditações”, visualizando um futuro onde as máquinas se rebelam contra os humanos e os prendem em um versão virtual do mundo, um mundo de mentiras. Em outras palavras, nos colocaram nos frascos de Descartes. Sem mencionar o roteiro de A Origem (Inception, em inglês), o filme que também poderia ser um sonho.

 

 

Você poderia começar a pensar agora, “O que é que este pequeno vídeo de sete minutos com objetos e formas fascinantes têm em comum com aqueles longa metragens que realmente contam histórias? São só origamis coloridos feitos por computador!” Bem, sim. Mas o que esses ‘origamis’ representam é grande coisa.

Deixe-me lhe contar uma breve história: era uma vez, a terra em que se pisava era tudo que já existiu. Em seguida, os mares, os continentes; logo, todo o planeta e o sistema solar. Galáxias, aglomerados de galáxias, super aglomerados de galáxias, [PREENCHA O QUE FALTAR], O Universo: esse lugar onde tudo o que existe realmente está. Teria o Universo algum limite? Ele tem algum tipo de uma forma? Sempre esteve aqui ou ele começou em algum tempo? Será que vai terminar? Será que é fixo, em expansão, um quebra-cabeça em constante mudança? É o único lugar como ele? Será que possui um propósito? Tantas perguntas.

Se você vê uma imagem que descreve Laniakea (o super aglomerado do qual a nossa galáxia faz parte) e não achar que há alguma semelhança com o que vemos em uma renderização de equações não-lineares, , bem, eu realmente não sei o que dizer . Exceto, talvez, “assista de novo”.

O Método Iterativo renderiza equações em tempo real, que são soluções para um determinado problema matemático. Como os que você aprendeu a desenhar em planos cartesianos (sim, do mesmo Descartes lá de cima) na escola, mas maior. Cada vez que uma solução é compilada pelo programa, a resposta é alimentada para si mesma para gerar uma nova resposta, o que significa um novo estado da forma que vemos no vídeo. É, de fato, um grande e complexo Jogo da Vida de Conway.

A trilha sonora do vídeo também é uma tradução dessas equações, que passam por placas de som transformando os sinais resultantes em ondas sonoras. Então, assistir a este clipe, é assistir a um possível universo, como o nosso, e ouvi-lo; respirando, produzindo novas e novas possibilidades no seu interior. Muito parecido com o nosso.

Tente não ficar louco com isso.

 

~Peu Dias

P.S.: Eu recomendo fortemente seguir os links deste post, se você ainda não fez isso. Pode dar um significado muito maior às coisas.

 

Read the original english post here and maybe comment if there’s something weird/wrong. Thanks.
Anúncios

Cuspa pensamentos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Política em Blog

Por Leonardo Távora | Para entender e discutir a política!

World Fabi Books

Mundo alucinado de Fabi

%d blogueiros gostam disto: